Instituto Comida
do Amanhã
Um think tank sem fins lucrativos, institucionalmente independente e apartidário, que atua para a transição a sistemas alimentares saudáveis para pessoas e para o planeta, a partir das cidades.



Um think tank sem fins lucrativos, institucionalmente independente e apartidário, que atua para a transição a sistemas alimentares saudáveis para pessoas e para o planeta, a partir das cidades.
Atuar para a transição a sistemas alimentares saudáveis para pessoas e para o planeta, a partir das cidades.
Que o Amanhã possa ser um lugar onde os sistemas alimentares urbanos contribuam para promover saúde para as pessoas e para o planeta. Que o Brasil possa ser referência nacional e internacional em sistemas alimentares urbanos promotores de saúde, como parte da Agenda Global do Desenvolvimento Sustentável.
Em 2024, o Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA) foi destaque como rede nacional de cidades em relatório do Painel de Alto Nível de Especialistas em Segurança Alimentar e Nutricional (HLPE – FSN), órgão auxiliar nos trabalhos do Comitê de Segurança Alimentar Mundial da ONU. Anualmente, o relatório se debruça sobre um tema e reúne análises técnicas e recomendações de políticas públicas, e em 2024 o tema eleito foi o dos sistemas alimentares urbanos e periurbanos no contexto da crescente urbanização mundial.
Em 2023, o Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA) foi citado como única experiência do Sul Global em redes de suporte para as cidades no tema de sistemas alimentares locais no relatório “From plate to planet: How local governments are driving action on climate change through food”, do painel internacional de especialistas sobre transição para sistemas alimentares sustentáveis, Ipes-Food. O documento reúne iniciativas locais pioneiras na construção de políticas alimentares e de mitigação das mudanças climáticas de todo o mundo.
Em 2023 o Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA) foi reconhecido no relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI 2023)”, como exemplo de inovação na construção de políticas alimentares. A edição teve foco em explorar os impactos da urbanização nos sistemas agroalimentares e as implicações para a disponibilidade e a acessibilidade de dietas saudáveis para a segurança alimentar e a nutrição, e destacou o LUPPA como uma das alternativas para alcançar a meta de fome zero e agricultura sustentável.
Em 2022, o Poliniza Buzz, laboratório de estórias infantis realizado pelo Comida do Amanhã com o apoio da Fundação Heinrich Boll Stiftung e o Instituto Clima e Sociedade (ICS), foi vencedor do prêmio bronze no Brazil Design Awards, promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN). Com o stop-motion “Poliniza Buzz : laboratório polinizante de estórias de comida”, produzido para o Comida do Amanhã pela equipe do Creative Shop SP, o projeto conquistou o terceiro lugar da categoria “Design Social e Meio Ambiente”.
Em 2021 o Comida do Amanhã foi nomeado para a Rede de Champions da primeira Cúpula das Nações Unidas sobre Sistemas Alimentares (UNFSS), evento criado para acelerar mudanças na maneira como os alimentos são produzidos, distribuídos e consumidos no mundo. A Rede de Champions reconhece pessoas e organizações que promovem transformações sustentáveis, resilientes e socialmente justas nos sistemas alimentares globais.
Em 2019, a publicação “Isto não é apenas um livro de receitas”, produzido pelo Comida do Amanhã em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a Fundação Heinrich Boll, foi vencedora mundial na categoria “Sustentabilidade, segurança alimentar e publicações com universidades” e conquistou o título de Melhor do Brasil em três categorias na primeira etapa do prêmio Gourmand Awards. A premiação, criada em 1995, celebra os melhores livros de gastronomia e vinhos do mundo.