A Estratégia Alimenta Cidades, desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), fortalece o acesso a alimentos saudáveis e a produção local em 60 municípios prioritários do Brasil, sendo o Comida do Amanhã como um dos parceiros implementadores.

Em 2024, o MDS e o Comida do Amanhã firmaram uma parceria estratégica com o objetivo de fortalecer a segurança alimentar em 60 municípios prioritários, por meio da Estratégia Alimenta Cidades. Criada pelo Decreto nº 11.822/2023, a iniciativa visa ampliar o acesso a alimentos saudáveis e impulsionar a produção local, com especial foco em áreas urbanas vulneráveis.

Diante da urgência do tema, a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN/MDS) assumiu o compromisso de coordenar a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades, em colaboração com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministério das Cidades (MCID). Essa ação é desenvolvida no âmbito da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

O Comida do Amanhã, como um dos parceiros implementadores, oferece suporte técnico especializado aos gestores públicos de todas as regiões do Brasil. Com a contratação de 14 profissionais residentes e atuantes nas cidades participantes, o Instituto promove uma proximidade estratégica que garante soluções alinhadas às particularidades de cada município, permitindo um entendimento aprofundado das dinâmicas regionais e a implementação de ações específicas para cada território. Esse vínculo estreito facilita a identificação de necessidades, a definição de prioridades e a execução de ações sob medida, ajustadas à realidade local.

últimas Notícias

  • Notícias

    Comida de baixo carbono na COP30 é tema de experiência gastronômica no DF

    "Esperamos que a gestão da COP30 se comprometa em trazer para mesa a sociobiodiversidade amazônica. Assim, dará o primeiro passo para apoiar a construção participativa de um modelo capaz de promover o bem viver para os amazônidas, aliado à preservação da floresta, e mitigar os impactos climáticos."

    "Esperamos que a gestão da COP30 se comprometa em trazer para mesa a sociobiodiversidade amazônica. Assim, dará o primeiro passo para apoiar a construção participativa de um modelo capaz de promover o bem viver para os amazônidas, aliado à preservação da floresta, e mitigar os impactos climáticos."

  • Notícias

    Comida do Amanhã oficializa seu Conselho Consultivo

  • Notícias, Publicações

    Comida do Amanhã lança relatório de atividades de 2023: Confira aqui!

  • Notícias

    Oportunidades – projeto “Apoio à implementação da Estratégia Alimenta Cidades”

APOIADORES E PARCEIROS


realizaçãO
Parceiro implementador
Essa ação é desenvolvida no âmbito da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan)

TERMO DE FOMENTO

A Estratégia Alimenta Cidades é viabilizada por meio de um Termo de Fomento entre o MDS e o Comida do Amanhã, que formaliza a parceria e define as diretrizes para a implementação da iniciativa. Acesse abaixo, acesse o termo de fomento (número de instrumento 966109) da parceria.

ConteúDos relacionados

A plataforma Redus é o local central para todas as atualizações e avanços da Estratégia Alimenta Cidades. Se você está em busca das últimas informações sobre a iniciativa, este é o espaço ideal!

A Plataforma Alimenta Cidades foi criada para apoiar o planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas que promovem o acesso a alimentos adequados e saudáveis nos territórios mais vulneráveis do Brasil.