Na última segunda-feira, 15 de abril, foram iniciadas as mentorias [...]

Mentorias da 3ª edição do LUPPA foram iniciadas: saiba quais cidades estão em cada grupo

Escrito por Comida do Amanhã

em 19/04/2024 |

6

Na última segunda-feira, 15 de abril, foram iniciadas as mentorias oferecidas com o apoio das cidades mentoras do LUPPA e irão seguir até julho deste ano. As cidades mentoras são cidades que já amadureceram e evoluíram seus planejamentos de segurança alimentar e nutricional, por isso, podem contribuir com sua expertise e experiência acumuladas para as cidades participantes.

As cidades mentoras da 3ª edição do programa são Belo Horizonte, Curitiba, Osasco,  Recife e São Paulo, e as cidades mentoradas foram selecionadas durante o LUPPA LAB #3, que aconteceu entre os dias 19 e 22 de março de 2024 em Curitiba.  Belo Horizonte irá trabalhar com Careiro, Portel e Nova Lima, Curitiba com Araucária, Itajaí e Caxias do Sul  Osasco para Mãe do Rio, Campinas e Caruaru,Recife com Caucaia, Jaguaretama e João Pessoa e São Paulo irá oferecer mentoria para Alenquer, Maricá e Palmas,.

A metodologia da mentoria busca construir um espaço de aprendizagem entre gestores de governos municipais e demais atores dos sistemas alimentares urbanos. Para a diretora do Comida do Amanhã, Juliana Tângari, as mentorias também podem iniciar parcerias entre as cidades: “A gente vai descobrindo depois que eles vão fazendo acordos paralelos, bilaterais, visitas. É muito bacana ver esse ambiente de cooperação se criando, se fortalecendo”, comentou.

As mentorias são realizadas por meio de 4 oficinas virtuais de aproximadamente duas horas cada. A primeira reunião é de apresentação e alinhamento, e a metodologia das reuniões seguintes é construir um espaço de aprendizagem mútua entre os gestores municipais, de cooperação técnica e troca de experiências.

A partilha tanto dos casos de sucesso quanto dos desafios enfrentados, torna possível estabelecer um ambiente de aprendizado para além do teórico, com quem aprendeu na prática. Para João Perez, Secretário Executivo de Segurança Alimentar e Nutricional, Sustentabilidade e Inovação Social de Osasco, a mentoria é um ambiente de muita partilha. “A experiência é muito exitosa. Osasco, apesar de ser cidade mentora, aprendeu muito com as cidades que são mentoradas. Há uma troca, uma sinergia horizontal, não uma hierarquia entre as cidades, destacou”.

Sobre o LUPPA:

O LUPPA é um projeto do Instituto Comida do Amanhã, em correalização com o ICLEI América do Sul, com o apoio pleno do Instituto Ibirapitanga, do ICS – Instituto Clima e Sociedade, da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e da Porticus, apoio institucional da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e parceria metodológica da Reos Partners Brasil.

Para saber mais

Continue se informando com outros artigos relacionados

  • MDS estabelece parceria para a implementação da Estratégia Alimenta Cidades do Governo Federal

  • Alimenta Cidades

  • Comida de baixo carbono na COP30 é tema de experiência gastronômica no DF

  • Laboratório de políticas públicas alimentares reuniu mais de 100 gestores municipais de todo Brasil para discutir agenda alimentar urbana

  • Política de alimentação escolar brasileira na vanguarda da transformação dos sistemas alimentares

  • Programas de Alimentação Escolar: Um pilar em falta na reforma dos sistemas alimentares

  • Dia Nacional da Economia Solidária: sustentabilidade em equilíbrio

  • Outros sujeitos agroecológicos e a importância de contar sua história

  • 1200 primaveras

  • A reconexão com as raízes