Temos algo a celebrar… Aliás, andamos celebrando muito de poder […]

Isto não é (apenas) um Livro de Receitas vence 3 categorias no Gourmand World Cookbook Awards 2020

Escrito por Nathalia Figueiredo

em 08/01/2020 |

15

Temos algo a celebrar… Aliás, andamos celebrando muito de poder ver nos olhos de cada pessoa que descobre o livro, que foi em algum dos nossos (18!!) lançamentos, o brilho e a alegria de se sentir representad@ ou encantad@ com o que estamos trazendo.

Andamos celebrando desde o dia em que vimos a publicação finalizada, materializando assim um sonho a tantas mãos, onde confiamos em cada palavra, em cada intenção por trás do trabalho de cada um que faz parte desde projeto.

Mas agora temos algo a celebrar mais ainda! “Isto Não é (apenas) um Livro de Receitas” foi a publicação brasileira vencedora em 3 categorias na primeira etapa do prêmio Gourmand de melhores livros de comida do planeta! Na próxima etapa, o livro estará disputando o prêmio de melhor livro do mundo com publicações internacionais, dentro de cada uma das categorias:

. Sustentabilidade
. Segurança Alimentar
. Publicações com Universidades

O resultado final deverá sair em Maio de 2020, com a premiação acontecendo na China, nos dias 14-17, onde estaremos disputando o lugar de Best of The Best, que coroa os melhores livros de comida do ano, concorrendo de 225 países diferentes.

Ter nosso livro concorrendo e levando a voz do sabor e do saber do sistema alimentar brasileiro além fronteiras nos deixa em estado de êxtase a muita muita alegria! Além de nós, outras 23 publicações de gastronomia lançadas no Brasil ou escritas por brasileiros estão concorrendo em outras categorias!

…e tudo isto só é real e possível porque a gente fez acontecer junto.

Por isso agradecemos sempre e muito à Fundação Heinrich Böll Brasil e à UNIRIO por serem parceiras e acreditarem no projeto desde o começo. Agradecemos a cada co-autor que se tornaram nossas vozes embaixadoras e amigas, a todas as instituições envolvidas no projeto e aquelas que nos acolheram em cada lançamento. Agradecemos muito a cada um@ de vcs, q nos acompanham e apoiam, que baixaram o livro, que recomendaram, compartilharam, fizeram as receitas, discutiram os conteúdos, este prêmio é nosso!

O livro está disponível online para baixar de forma gratuita aqui no nosso site, e estamos imprimindo a segunda tiragem dele impresso para podermos continuar entregando a projetos parceiros e em eventos que vamos organizar. Por ser mais que um livro, é um manifesto e por isso mesmo ele nunca será comercializado. Por ser mais que um livro de receitas ele é um caderno em transformação e por isso mesmo, queremos que você dê continuidade ao que ele é e se permita aventurar pelos desafios e as delícias da comida com a gente.

#oquecomemosmudaomundo

sobre o prêmio:
O Gourmand World Cookbook Awards foi fundado em 1995 por Edouard Cointreau. Todos os anos, são homenageados os melhores livros de comida e vinho, impressos ou digitais.
Comparado ao “Oscar” do cinema, o Gourmand Awards oferece uma oportunidade única para construir a imagem da cultura alimentar em um país, mostrar ao mundo seu espírito. A história do Gourmand World Cookbook Awards é paralela à história da publicação de livros de culinária nos últimos 20 anos.
site: cookbookfair.com

 

Para saber mais

Continue se informando com outros artigos relacionados

  • Comida de baixo carbono na COP30 é tema de experiência gastronômica no DF

  • A perspectiva feminista dos sistemas alimentares nas cidades no 52º Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CFS 52)

  • Contribua com o Plano Clima Participativo até 10/09: Mapeamos as propostas com foco na transformação dos sistemas alimentares.

  • Relatório do SOFI 2024: novos desafios e alternativas para a superação da fome até 2030

  • Position paper – Agrifood Systems Monotony And The Opportunities Arising FromThe Global Alliance Against Hunger And Poverty And The Global Mobilization Against Climate Change

  • Destaques da semana: entrega das recomendações do C20 sobre segurança alimentar, lançamento da edição de 2024 do SOFI e pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

  • Maior laboratório de políticas públicas alimentares do mundo está com inscrições abertas até 31 de julho

  • Em relatório do Painel de Alto Nível de Especialistas em Segurança Alimentar e Nutricional (HLPE – FSN) lançado nesta terça-feira, 02, o Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA) recebeu um destaque como rede nacional de cidades. O HLPE é um órgão auxiliar nos trabalhos do Comitê de Segurança Alimentar Mundial da ONU que todo ano se debruça sobre um tema e lança um relatório de análises técnicas e recomendações de política pública. Este ano, seguindo os passos do relatório “Estado da Segurança Alimentar e a Nutrição no Mundo” (SOFI) de 2023, o tema eleito foi o dos sistemas alimentares urbanos e periurbanos e o contexto da crescente urbanização mundial, com o objetivo de alcançar a segurança alimentar e nutricional das populações que vivem nestas áreas. Apresentando uma análise profunda dos desafios e oportunidades, e mostrando como as zonas periféricas têm um impacto importante nos sistemas alimentares, influenciando a produção, a distribuição e os padrões de consumo a nível mundial. Além disso, o relatório também destaca a importância de uma governança em vários níveis, multilateral, com diversos atores e a relevância das redes de cidades dão apoio para os municípios avançarem na gestão dos sistemas alimentares, trazendo como exemplo o LUPPA. O LUPPA é o maior laboratório de políticas públicas alimentares do mundo, um programa do Instituto Comida do Amanhã em correalização com o ICLEI Brasil, com o objetivo de facilitar a construção de políticas alimentares municipais integradas, participativas e com abordagem sistêmica. Para Juliana Tângari, diretora do Comida do Amanhã e coordenadora do LUPPA, esse destaque reconhece a relevância do trabalho que o LUPPA está realizando no Brasil. “Assim como o IPES-Food em 2023, o HLPE reconhece a relevância das redes de apoio às cidades, especialmente das redes de cidade de âmbito nacional, e tal como o IPES-Food, cita o LUPPA como exemplo de mecanismo de apoio e facilitação para as cidades. Mais uma vez o LUPPA é inserido num rol de poucos exemplos mundiais, sendo o único do Sul Global, indicando a relevância do trabalho que estamos fazendo por aqui”, destacou. Este relatório é uma ferramenta importante para formuladores de políticas públicas, pesquisadores e partes interessadas dedicadas a garantir a segurança alimentar e nutricional no contexto da rápida urbanização. Acesse o relatório completo em: https://www.fao.org/cfs/cfs-hlpe/publications/hlpe-19. Sobre o LUPPA O LUPPA é um programa do Instituto Comida do Amanhã em correalização com o ICLEI Brasil, com o apoio pleno do Instituto Ibirapitanga, do ICS – Instituto Clima e Sociedade e da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e da Porticus, apoio institucional da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e parceria metodológica da Reos Partners.

  • LUPPA é destaque como rede nacional de cidades em relatório do Painel de Alto Nível de Especialistas em Segurança Alimentar e Nutricional (HLPE – FSN) sobre sistemas alimentares urbanos e periurbanos

  • Agroecologia urbana e sistemas alimentares circulares: A peleja de uma política em construção contra o dragão da fome no Brasil