BAYT QATAR

Uma celebração da cultura qatariana na casa olímpica mais disputada das Olímpiadas Rio 2016.

Bayt Qatar/Olímpiadas Rio 2016 para SRCOM

Celebrando a primeira participação do Qatar em jogos olímpicos, o Liquefeito foi convidado para traduzir a alma do país mais rico do mundo, através de uma carta de drinques não-alcoólicos, servida para a família real e seus convidados.

A pesquisa partiu de uma busca detalhada sobre o país e referências históricas da região, chegando à fusão de ingredientes utilizados na Península Arábica e no Brasil. Desta mistura, nasceram drinques que contava um pouco das transformações sócio-econômicas e culturais que levaram o país, de um estado de pobreza a soberania absoluta, entre outras estórias das mil e uma noites.

Ah, e os drinques acompanhavam os jantares exclusivos do mestre da gastronomia, o chef Alex Atala.

Ervas do Mundo

A mistura de folhas e ervas frescas do mundo veio como uma opção para relaxar no calor do Rio de Janeiro.

Um chá gelado refrescante e termogênico com hortelã, limão kafir, chá verde e suco de limão trazem a lembrança da nossa caipirinha com um toque oriental.

Soda Migratória

Originário da Ásia e do Oeste da China, o damasco foi levado até o Oriente Médio através das rotas migratórias. Em paralelo, a disseminação do caju, fruto de origem da cajuína, ocorreu graças às correntes migratórias dos indígenas, que percorriam o nordeste brasileiro, popularizando o consumo da fruta como alimento e como propriedade medicinal

O encontro das rotas Qatar-Brasil, resultou na junção das notas florais de ambas as frutas que explodem em borbulhas de uma soda refrescante.

Ouro

Com a primeira participação do Qatar nos jogos olímpicos e a possibilidade de sediar as Olimpíadas de 2022, o país já é campeão!

O perfume adocicado do cumaru baila com o sumo do limão siciliano e se equilibram com as pequenas partículas de ouro no leve balanço da tônica.

Reis do Brasil

Através das exportações do setor rural do Vale do São Francisco no Brasil, o Oriente Médio conhece o sabor adocicado do nosso “rei dos frutos”, o abacaxi.

Unindo-se ao outro nosso rei, o café – bebida muito popular no Oriente Médio, foi criado um suco refrescante com um toque de cardamomo, que trará as lembranças mais longínquas.